sábado, fevereiro 07, 2009

Eu nasci há 40 anos atrás...


Estava eu na aula de Teoria Musical.
Uma garota sentou-se ao meu lado e começamos a conversar.

Ela fez algumas perguntas clássicas do tipo: "Você estuda?", "Qual instrumento você toca?" e "Quantos anos você tem?".

Aparentemente nada demais.
Porém, nesta última pergunta aconteceu algo inesperado.

Eu respondi: "Tenho 20 anos".

E então ela se pôs boquiaberta.

Eu pensei: "Lá vem merda. Ela vai dizer que achou que eu tivesse uns 26".

Respirei e fiz a pergunta: "Por que? Quantos anos você achou que eu tivesse?"

O golpe mortal: "Sei lá. Uns 40".

Eu pensei: "Puta que pariu! O que é que está acontecendo aqui?"

Mas apenas expressei um singelo: "Nossa. Que isso!"

Ela tentou consertar: "Brincadeira. Hum... achei que uns 33."

Depois dessa eu conclui que a garota é meio alienada.
Ela deve ter me julgado se baseando no meu peso e nos meus cabelos (que estavam um fuá) em vez de analisar a textura da minha pele, se eu tenho rugas, se meus dentes estão desgastados, ou seja, detalhes que geralmente começam a aparecer em quem já passou dos trinta.

Enfim...
Eu realmente não costumo me arrumar para ir a uma simples aula. Vou com minha aparência natural.
Meu interesse está em adquirir conhecimentos, não em atrair machos nem competir com fêmeas.

Eu simplesmente acordei, escovei os dentes, tomei banho, penteei os cabelos, pus um par de brincos, me vesti e saí.

Estou até acostumada quando me dão alguns anos a mais, tipo uns 23 ou 25, mas daí acharem que sou uma quarentona é, no mínimo, falta de percepção visual.


E que tipo de conclusão a mais posso tirar dessa experiência?
Que eu deveria fazer alguns sacrifícios em prol da beleza e me render aos paradigmas estéticos sociais?
Quiçá! Não sei. Por mais que eu odeie essa idéia e essa sociedade hipócrita, não nego que me sinto bem quando me acham bonita e aparentemente mais jovem.

De qualquer forma, felizmente eu não dou mais tanta importância à opinião alheia.
Fiquei chocada, claro, mas não é algo que vá arruinar meu dia ou me fazer perder a auto-estima, como era corriqueiro antigamente.

Nenhum comentário: